BOAS-VINDAS

A todos que desejam conhecer um pouquinho da história de nossa escola, nossos projetos e desejos para o futuro...

28 de mar. de 2010

APOIO PEDAGÓGICO (Reforço)



Nossa metodologia é baseada no “ Aprender a aprender”, onde o fazer da criança é essencial ao processo de aprendizagem. É preciso que a educação seja mais significativa, mais prazerosa sempre fazendo sentido para o aluno. “Precisamos lembrar que é da natureza humana procurar o que lhe proporciona prazer e fugir do que lhe causa desprazer”. ( ROSSINI, pg. 16. 2003)
O trabalho com as dificuldades na aprendizagem é feito de maneira diferenciada, através do lúdico e com atendimento individual, buscando conteúdos diferentes aos de sala de aula.

Atendimento individual: Professora Kátia Cordeiro Ribeiro

MÚSICA

Musicalização com a Professora Caroline M. de Souza


A musicalização abre caminhos para que as crianças tenham um contato inicial com o processo musical. Além disso um dos principais objetivos é promover a valorização da criança através do canto.
Cantar estimula a concentração, auto-disciplina, respeito ao próximo, promove bem estar-estar e sensibiliza.
Durante as aulas de música são realizados exercícios de respiração ( foto 2) e técnica vocal ( foto 1), utilizando sempre a ludicidade na realização dos mesmos.
O repertório utilizado é composto em grande maioria por cantigas de roda e músicas da MPB infantil, o que favorece a valorização da cultura nacional.

DANÇA

Considerada por muitos estudiosos uma das mais antigas manifestações culturais do homem, desde os primórdios dança-se por alegria, tristeza, em celebrações, para transmitir sentimentos, pensando na dança como uma forma de comunicação, então dança-se muito antes de falar. Dançando o individuo além de conseguir expressar-se, também desenvolve a sociabilidade, criatividade, coordenação, ritmo, pois ela vai além de uma sequência de passos decorados e impostos pelo professor.
Dançar não é apenas uma forma de cultura e expressão, é um modo de existir.

ATIVIDADES DIFERENCIADAS PERÍODO INTEGRAL

As atividades trabalhadas no período integral foram escolhidas de maneira que as crianças tenham acesso a algo que suas famílias não podem lhes proporcionar. Pensamos também em atividades que despertam a criatividade, o raciocínio, a cooperação, o lazer e o desenvolvimento motor. Melhorando assim a qualidade na aprendizagem e em aspectos da vida social.
· Descanso: soninho;
· Dança: expressão corporal e coreografias;
· Música : canto;
· Escolinha de Futebol , vôlei e xadrez;
· Oficina de Arte: confecção de jogos, brinquedos e teatro;
· Recreação: atividades psicomotoras e resgate de brincadeiras;
· Acompanhamento das tarefas escolares: lição de casa e leitura;
· Meio Ambiente: Horta, jardim, higiene , culinária e reciclagem de papel;
· A Hora do Conto: contação de histórias;
· Artesanato: pintura em tecido, crochê, bordado, fuxico e trabalhos com papel jornal;
· Informática: noções básicas
· Cine Pipoca: sessões de filmes;
Apoio Pedagógico (reforço); atendimento individual